RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Sunday, May 25, 2008

OS LIMITES DA FREGUESIA DA RIBEIRA, NO SEC.XVI

Marco existente na Rua do Arrabalde/Limite com Ponte de Lima




Apresentei a delimitação da freguesia no Sec XI, agora, passo a descrever em resumo os limites da freguesia da Ribeira, segundo o Tombo de 1788, que é uma Cópia do Tombo Velho de 1585.
Assim, diz-se que os limites da freguesia começavam a partir pela foz do Ribeiro de Mirancelho, onde se mete no Rio Lima.
Com a mudança da capela de S. João, existente na torre da muralha (onde está actualmente a fonte de S.João, no largo do mesmo nome em Ponte de Lima), após a demolição da referida torre e muralha, a capela foi transferida para o actual local, havendo necessidade de mudar a foz do referido ribeiro mais para montante e com isso, os limites da freguesia sofreram um recuo, indo o ribeiro pela ponte do Collumbeiro.
Assim os limites, começam … na testada do campo do Giestal… face ao nascente pela parede do campo do Giestal e da Quingosta de Mirancelho, pelo qual vinha o dito Ribeiro… daí ao marco que está dentro da Quinta dos Leitões… daí a um marco grande com as letras “S.João”, junto à estrada… e daí em direitura ao Sul pelo primeiro tabuleiro das casas que possui a viúva da Garrida ficando dentro dos limites desta freguesia metade do mesmo tabuleiro e a porta mística à varanda que vai dar à capela desta casa e daí vai sair ao quintal… principiando-se a medir na parede das traseiras dessa casa… pelas escadinhas que sobem para o quintal e pela carreira dela dar a uma capelinha que está no meio do quintal, ficando a dita capelinha já nos limites da vila… e daí vai por entre uma devesa dar à estrada ou caminho publico que vem da Porta de Braga dar à Ponte de Crasto… onde havia um marco… daí ao portal da casa dos caseiros da Quinta do Olho marinho (Marco).
Limites com S. Bento de Arca: Vai pela Devesa Nova… daí à Devesa Terrestre dos Leitões (marco) … vai ao caminho público que vem do Cruzeiro (Casas dos Couros) para a Ponte de Crasto… à Eira da Aboboreira… ao Ribeiro que vem da Ponte dos Alfanados para a Ponte de Crasto… e vai dar ao Rio de Baixo ou do Regedouro… à cancela dos moinhos da Ponte dos Alfanados à Fonte dos Alfanados e daí corta pelo meio do monte acima (Monte dos Carreiros) … vai dar ao Teso (alto) da Chão dos Carreiros ao pé duma cova que o mesmo Teso tem no meio, onde se diz que aí foi encontrada uma Mámua com elevado valor… do dito marco do Teso… em linha direita ao outro montinho de terra (Mamoa) com uma cova no meio que hoje tratam pelo Coto de Montilhão, sitio da Pedrinha Erguida… seguindo pelo meio do monte da Gandra Longa acima dar a outro montículo de terra com uma cova no meio (Mamoa) … daí em direitura a um outeirinho que tem no meio uma cova (Mamoa) que lhe fica em pouca distancia para a parte do poente a Devesa chamada Mixido finalizando com S. Bento.
Limites com Fornelos: Da devesa do Mixido a um Penedo raso quase ao nível da Terra… daí corta acima águas vertentes, para os Campos das Estivadas vai dar à Fonte de Aldotes… a qual fonte é subterrânea vai ao Ribeiro das Estivadas (marco) parte em direitura a nascente pelo Monte de Lousado acima… topa a tomada de Pena Fita (marco), hoje conhecido pelo Marco do Moinho de Vento.
Limites com Serdedelo: Do Marco do Moinho de Vento ao marco de Cotelainha… Fervenças … Poça do Azebral… Ribadal… Campo da Cabra… Boca… Ribeiro da Boca… Campo do Berdial… Campo de Chouselas… Vessada… Carreiros… Casal da Granja… Fonte Coberta… Marco dos Arieiros… ao Penedo Rachado, no Alto do Monte.
Limites com Gondufe: Monte da Gandarela em direcção ao poente pelo meio do monte abaixo vai dar aonde nasce o Ribeiro de Vinhó… ao Poço de Lourido findando no Pigeiro de Lourido… ao Rego da Valinha… Vinha dos Espinheiros (marco posto em uma vinha chamada Cima de Vila, quase encostado ao cumareiro que topa pelo norte o Campo e Vinha do Espinheiro) … e do marco … da Vinha de Cima de Vila… vai ao Campo de Soutelinho… Cachadinhas… Ribeiral… e Quingosta do Ferral daí ao norte pelo Ribeiro do Grilo vai à estrada de Ponte de Lima… e daí sempre pelo mesmo Ribeiro vai ao rio Lima.




Marco existente no Alto da Sardinha/Limite com Fornelos

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home