RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Tuesday, April 29, 2008

UMA PEQUENA HISTÓRIA SOBRE OS AZULEJOS DA CAPELA-MOR DA IGREJA PAROQUIAL DE S.JOÃO DA RIBEIRA


A igreja Paroquial de S. João da Ribeira, apesar de ser uma construção da época romana, poucos vestígios mantém sobre esse tempo graças às várias obras de remodelação a que foi sendo sujeita.

Já no século XX, foi feita a colocação de um silhar de azulejos na capela-mor.

Sobre os azulejos colocados na referida capela, uma conversa com o Sr. João Lopes Almeida, morador em Talharezes, despertou-me a curiosidade e para alem do prazer que me proporcionou aquela tarde de conversa, com tão esclarecida pessoa, foi bastante proveitoso o trabalho de pesquisa, que daí resultou.

Assim, os azulejos aí colocados estavam no edifício da “Escola velha” e serviram de moeda de troca pelo terreno onde viria a ser instalado o edifício da nova escola da freguesia.

Disso mesmo nos dá conta a Acta da reunião de câmara do dia 29 de Dezembro de 1959;” A câmara apreciou uma carta enviada pelo pároco da freguesia a alertar para o facto de não terem sido ainda cedidos os azulejos existentes no edifício da escola para serem colocados na igreja paroquial”. “Esses azulejos foram prometidos pela presidência da Câmara em troca do terreno que fosse arranjado para instalação do novo edifício escolar”.

No decorrer dessa reunião, foi levantada a dúvida se os mesmos azulejos seriam da câmara ou do Estado, tendo sido dado poderes ao Sr. presidente para se entender com a Direcção do Distrito Escolar.

No dia 8 de Junho de 1960,a câmara tomou conhecimento do ofício enviado pela direcção do Distrito Escolar, “a informar que foi autorizada a cedência ao Revº pároco da freguesia da Ribeira, dos azulejos da escola da mesma freguesia”.

Em 14 de Junho de 1960, é enviado o oficio nº 1653, por parte da câmara ao Revº pároco, informando que:”por despacho Ministerial de 13 de Maio de 1960, foi autorizada a cedência dos azulejos existentes na escola dessa freguesia, a fim de serem colocados na capela-mor da igreja paroquial”.

Em 10 de Agosto de 1960, a câmara tomou conhecimento do ofício do Revº pároco da freguesia da Ribeira a informar que tinha retirado os azulejos, conforme a autorização superior concedida.

Desde a década de 60, que os ditos azulejos passaram a figurar na igreja paroquial.

Mais tarde, como não foi necessário colocar todos os azulejos retirados, foram oferecidos alguns exemplares ao Instituto Limiano-Museu dos terceiros.

Notas:

· O Presidente da Câmara Municipal nesta altura era o Coronel Alberto Sousa Machado.

· O Revº Pároco da freguesia era o Padre Manuel Joaquim Gomes, nascido em 21/10/1914 e falecido na freguesia de Ribeira, em 27/5/2003.

Bibliografia:

Actas das reuniões de Câmara de 29/12/1959, 8/6/1960, 10/8/1960, 29/10/1964

Labels: , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home