RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Tuesday, April 29, 2008

UM OLHAR SÁBIO DO ARQUITETO ANDRÉ ROCHA SOBRE O PATRIMÓNIO DA RIBEIRA

Com a devida vénia ao seu autor, o Arquitecto André Rocha, não podia deixar de colocar aqui a fotografia que o mesmo publicou no seu blog e que faz referencia à porta lateral da igreja de S. João da Ribeira.

Não queria deixar passar esta oportunidade, para relembrar que todo aquele espaço envolvente à igreja paroquial merecia um estudo para uma possível intervenção e o arq. André Rocha deveria ser convidado para dar a sua opinião.

Agora que o edifício da Sede da Junta de Freguesia vai ser totalmente remodelado, seria útil abranger esse estudo a toda aquela área envolvente.

As grandes obras são aquelas que deixam marcas na memória das pessoas; Esperemos que se tenham os cuidados necessários para não descaracterizar aquela paisagem, que tem servido de tela para pintores e fotógrafos.


Porta lateral da igreja românica de S.João da Ribeira

Labels: , ,

3 Comments:

Blogger andré rocha said...

de facto o espaço envolvente da igreja está bastante degradado. Toda a envolvente paisagística foi afectada gravemente após a construção da ponte e nós de acesso à auto-estrada. São inúmeras as fotos ou pinturas anteriores a esta construção retratando a igreja e ao fundo o rio a serpentear; uma imagem que tão bem retratava o Minho. A estrada que passa entre os dois templos tinha um carácter mais humano, com aqueles muros de pedra que inevitavelmente foram derrubados e as alminhas deslocadas do seu contexto. Julgo que toda a zona compreendida entre a rotunda e as igrejas merecia uma intervenção que a humanizasse. Considero que aquele parque que envolve a igreja deveria servir melhor a Freguesia da Ribeira.
Aproveito por agradecer a atenção depositada no meu trabalho.

May 14, 2008 at 4:21 PM  
Blogger Olhar atento said...

Parabéns ao autor do blog por ter colocado o assunto com oportunidade. Defacto a envolvente da Igreja (adro) carece de uma intervenção cuidada de modo a manter-se o local aprazível que mesmo assim ainda é. Não podemos dizer o mesmo quanto á intervenção no edifício da sede da Junta de que se fala. Um projecto feito às escondidas, à pressa, adivinha-se que elaborado por um engenheiro amigo ou com ligações aos membros da junta e por isso os arquitectos ficam apenas para dar a opinião depois da obra e provavelmente dos erros que irão ser cometidos. As fotografias deixaram de retratar aquela paisagem armoniosa que a construção da auto-estrada alterou e terão agora mais um piso, na sede da junta, que não é da junta, porque a junta, decidiu "oferecê-la" ao Município. Dado o interesse seria excelente obter e endereçar á Junta de Freguesia, que provavelmente continuará surda, a opinião do Arqº André Rocha. Aqui fica a minha opinião e o meu convite, se assim e desta forma puder ser entendido. Deixo também a minha admiração por todos quantos se interessam pela Ribeira.

May 18, 2008 at 3:49 PM  
Blogger andré rocha said...

Sem dúvida que o papel do arquitecto e a qualidade do produto final e intervenção fundamentada continua a ser subestimada. Assim, o arquitecto fica-se pela simples opinião e o seu contributo cívico que não é o que de melhor terá para dar. De facto o estado do parque adjacente à igreja impressionou-me pelo seu abandono. Em relação ao projecto de recuperação da Junta não tenho conhecimento. Procurarei emitir a minha opinião fundamentada à Junta de Freguesia de uma forma mais interventiva.

May 20, 2008 at 5:24 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home