RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Thursday, May 29, 2008

AS CAPELAS DA FREGUESIA DA RIBEIRA - Contributo para o seu conhecimento histórico





CAPELA DE Nª Sª DO BOM SUCESSO, situada ao fundo da Quinta de Crasto, mais tarde designada de Quinta do Bom Sucesso, virada para o Rio Lima, de D. Páscoa de Barros, onde, em 1704, viviam Francisco Pereira Brandão Vaz Campelos e sua mulher D. Maria Barbosa e Faria, os quais tinham licença para fazer às portas da sua Quinta uma capela, tendo obrigado o Campo da Carreira, que pagava 30 Alqueires, para sustento da mesma. (1)
Nas Memórias Paroquiais de 1758,esta Capela e quinta pertenciam a Álvaro Barbosa e Aborim, da Cidade de Braga.
No Inquérito Paroquial de 1845, era pertença de D. Maria José Barbosa, da cidade de Braga, e estava segura de paredes, mas não muito decente.
Mais tarde, já no SEC.XX, pertenceu também ao poeta Dr. António Vieira Lisboa.
Os santos ai existentes foram retirados, encontrando-se a imagem de Nª Sª do Bom Sucesso, na Capela da Cruz de Pedra, onde é venerada.
Actualmente, a capela e Quinta é propriedade de Avelino pereira de Barros e Herdeiros de Júlio Alves, comerciantes em Ponte de Lima, foi profanada, encontrando-se em avançado estado de degradação.



(1) Arquivo Distrital de Braga

Labels: , , ,

1 Comments:

Blogger andré rocha said...

É lamentável o património que se esconde em ruínas pelo concelho. É de salutar este inventário que está a levar a cabo no seu blog.

May 29, 2008 at 5:23 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home