AS CAPELAS DA FREGUESIA DA RIBEIRA - Contributo para o seu conhecimento histórico
CAPELA DE Nª Sª DO BOM SUCESSO, situada ao fundo da Quinta de Crasto, mais tarde designada de Quinta do Bom Sucesso, virada para o Rio Lima, de D. Páscoa de Barros, onde, em 1704, viviam Francisco Pereira Brandão Vaz Campelos e sua mulher D. Maria Barbosa e Faria, os quais tinham licença para fazer às portas da sua Quinta uma capela, tendo obrigado o Campo da Carreira, que pagava 30 Alqueires, para sustento da mesma. (1)
Nas Memórias Paroquiais de 1758,esta Capela e quinta pertenciam a Álvaro Barbosa e Aborim, da Cidade de Braga.
No Inquérito Paroquial de 1845, era pertença de D. Maria José Barbosa, da cidade de Braga, e estava segura de paredes, mas não muito decente.
Mais tarde, já no SEC.XX, pertenceu também ao poeta Dr. António Vieira Lisboa.
Os santos ai existentes foram retirados, encontrando-se a imagem de Nª Sª do Bom Sucesso, na Capela da Cruz de Pedra, onde é venerada.
Actualmente, a capela e Quinta é propriedade de Avelino pereira de Barros e Herdeiros de Júlio Alves, comerciantes em Ponte de Lima, foi profanada, encontrando-se em avançado estado de degradação.
(1) Arquivo Distrital de Braga
Labels: capelas ribeira religião, Personalidades da Ribeira, ribeira, rIBEIRA - HISTÓRIA
1 Comments:
É lamentável o património que se esconde em ruínas pelo concelho. É de salutar este inventário que está a levar a cabo no seu blog.
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home