RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Wednesday, October 3, 2007

A RIBEIRA DE OUTROS TEMPOS-UMA OBRIGAÇÃO DA CÁMARA

Folheando o velhinho Almanach illustrado do Comércio do Lima, de 1907, deparamos com uma interssante curiosidade, uma regalia de que a nossa freguesia gozava desde tempos imemoriais e que demonstra a importancia da mesma nesse tempo.
Decidi transcreve-la, para que todos possam partilhar dessa noticia.
Uma obrigação da camara
A visinha freguezia de S. João da Ribeira usa duma regalia immemorial.
No dia 24 de Junho, em todos os annos a Camara tinha obrigação de, encorporada, ir á igreja parochial da freguezia assistir a uma missa que ella, Camara, mandava celebrar pelo seu capellão.
Os parochos da freguezia prontificaram-se sempre a fornecer paramentos e tudo o mais que é necessário para a celebração do incruento sacrificio.
Este uso ainda hoje existe se bem que deixa de ter o tom de grandeza que antigamente lhe era imprimida.
Para esta celebração a Camara era obrigada a levar a bandeira mas, por o caminho ser longo e aspero era a bandeira guardada numa casa do Arrabalde de S. João, sendo a casa escolhida para este deposito a do dr. Desembargador João de Sá Sotto Maior, hoje da exª srª Condessa de Aurora.
No anno de 1755 deixou de ser depositada nesta casa o que deu logar a uma acção de força intentada por o então proprietário contra a Camara, ficando esta vencedora, pois foi-lhe dada sentença favoravel em 24 de Janeiro de 1758.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home