Construção da Residência Paroquial da Ribeira
No dia 10 de Abril de 1786, perante o Notário João da Cunha Pereira, de Ponte de Lima, foi feita a "Escriptura de obrigação e contrato que faz Manoel da Cruz, mestre-pedreiro, desta villa, ao reverendo Abade da Freguesia de São João da Ribeira".
Perante esta Escritura, o referido mestre-pedreiro, Manuel da Cruz, obriga-se perante o padre João Evangelista de Azevedo, Abade desta Freguesia de S. João da Ribeira, a realizar o seguintes trabalhos: " Fazer o entabolamento e frizo da fronteira e dianteyras das mesmas casas da forma seguinte…entabolamento bem escudado na forma que vão apartadas e as pedras preencherão todas as grossuras das paredes, tudo por sima e por dentro fazendo faciado e o frizo também será da mesma forma escudado e lizo e terá hum palmo de alto, fora o ressalto".
O preço foi de 75,000reis…" que toda a despeza que se fizer em cobrar a pedra e carreto será toda por conta delle outorgante-pedreiro",
A fiança apresentada, foram pessoas e bens.
Foram testemunhas: Francisco Lopes, morador em São Martinho da Gandra e José luís Velho, morador em Moreira do Lima, ambos do concelho de Ponte de Lima.
Labels: casas da Ribeira, ribeira, rIBEIRA - HISTÓRIA
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home