DUAS FIGURAS POLITICAS DA RIBEIRA
Nesta freguesia destacaram-se em tempos, que o tempo fez esquecer, duas figuras, que para alem das suas virtudes e elevado carácter, deixaram uma marca na vida e história desta terra.
Tinha a sua casa e bens, que não eram poucos, nesta freguesia, estendendo-se os mesmos desde Crasto até à vizinha freguesia da Gemieira.
O Padre Cancela, como também era conhecido, por ter a sua casa no lugar da Cancela, ainda hoje na posse de familiares, era um Regenerador (*) profundamente convicto, tendo por isso movido uma profunda e assanhada luta politica ao então abade da freguesia.
Apesar de amigos pessoais, o padre Cancela, não dava tréguas ao seu colega, a quem conseguia arrancar expressivas e importantes vitórias, sempre que havia um acto eleitoral, para satisfação dos seus chefes partidários, António de Magalhães e José d´Abreu Coutinho, que o recebiam de forma efusiva na sede do partido nas Pereiras.
- O Padre Joaquim José Gonçalves da Silva, também ele natural de Ponte de Lima, veio ainda novo exercer a sua missão pastoral ao ser designado para paroquiar a freguesia da Ribeira.
Progressista (**) até ao tutano, sempre dedicado e fiel a Vieira Lisboa e Sotomaior, sustentou por muitos anos lutas encarniçadas por ocasião das eleições, com o padre cancela de quem era amigo.
Foi este período agitadíssimo em lutas politicas neste concelho, com partidários de uma e outra causa, empenhados em obter os melhores resultados, de modo a satisfazer os interesses em confronto.
(*) Regeneradores _ partidários do partido regenerador, existente no tempo da monarquia, de tendências conservadoras e que vai do reinado de Dª Maria II, até à Republica.
(**) Progressistas partidários do partido Progressista.
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home