RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Friday, October 5, 2007

DUAS FIGURAS POLITICAS DA RIBEIRA

A freguesia da Ribeira, tem ao longo dos Anos assistido a inúmeras lutas de poder, com políticos mais ou menos fervorosos, partidários de uma e outra causa, procurando obter os melhores resultados para os partidos onde militam.

Nesta freguesia destacaram-se em tempos, que o tempo fez esquecer, duas figuras, que para alem das suas virtudes e elevado carácter, deixaram uma marca na vida e história desta terra.

- O Padre António José Fernandes, filho de honrados lavradores desta freguesia, que ordenado sacerdote em Braga, ainda novo, veio para a sua terra exercer o sacerdócio, tendo como paróquia a vizinha freguesia da Feitosa, onde se manteve durante muitos anos, gozando sempre de uma enorme admiração popular, com os seus paroquianos a considera-lo como um amigo.

Tinha a sua casa e bens, que não eram poucos, nesta freguesia, estendendo-se os mesmos desde Crasto até à vizinha freguesia da Gemieira.

O Padre Cancela, como também era conhecido, por ter a sua casa no lugar da Cancela, ainda hoje na posse de familiares, era um Regenerador (*) profundamente convicto, tendo por isso movido uma profunda e assanhada luta politica ao então abade da freguesia.

Apesar de amigos pessoais, o padre Cancela, não dava tréguas ao seu colega, a quem conseguia arrancar expressivas e importantes vitórias, sempre que havia um acto eleitoral, para satisfação dos seus chefes partidários, António de Magalhães e José d´Abreu Coutinho, que o recebiam de forma efusiva na sede do partido nas Pereiras.

- O Padre Joaquim José Gonçalves da Silva, também ele natural de Ponte de Lima, veio ainda novo exercer a sua missão pastoral ao ser designado para paroquiar a freguesia da Ribeira.

Progressista (**) até ao tutano, sempre dedicado e fiel a Vieira Lisboa e Sotomaior, sustentou por muitos anos lutas encarniçadas por ocasião das eleições, com o padre cancela de quem era amigo.

Foi este período agitadíssimo em lutas politicas neste concelho, com partidários de uma e outra causa, empenhados em obter os melhores resultados, de modo a satisfazer os interesses em confronto.

(*) Regeneradores _ partidários do partido regenerador, existente no tempo da monarquia, de tendências conservadoras e que vai do reinado de Dª Maria II, até à Republica.

(**) Progressistas partidários do partido Progressista.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home