RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Wednesday, May 30, 2007

UM BOM EXEMPLO !

A Cámara Municipal de Ponte de Lima, acabou de dar um bom exemplo do que deve ser uma boa prática ambiental, limpando toda a zona envolvente do rio Lima, em Crasto.
Uma vez que com a chegada dos primeiros dias de tempo quente, esse local logo será invadido por forasteiros que o procuram para aí passarem o fim de semana, foi uma boa prática assear esse mesmo local.
Uma ideia que gostaria de deixar ás autoridades, tanto Junta de Freguesia como município é para a necessidade de instalar aí, contentores para as pessoas colocarem o lixo.
Outra sugestão passa pela intalação de um novo PARQUE DE CAMPISMO, mais perto da sede do concelho e Crasto poderia ser a solução.

Saturday, May 26, 2007

AFINAL A RIBEIRA TAMBEM É LIMIANA

Finalmente, esta semana o executivo municipal, deliberou a atribuição de uma verba para comparticipar os encargos com a construção das casas de banho públicas que vão ser implantadas junto ao cemitério.
Depois de tanto tempo sem que a freguesia fosse contemplada com qualquer verba do município, não sei se por falta de iniciativa da junta de freguesia ou por outra qualquer razão, é com bastante satisfação que ví esta decisão do executivo.
Esperemos que outros projectos entrem na Cámara e que sejam capazes de merecer o seu apoio.
A freguesia, terá de investir a um ritmo muito acentuado para que consiga recuperar o atraso evidenter que tem em relação a outras suas vizinhas.

OS TURCOS DE CRASTO DE LUTO

Foi com profundo sentimento de pesar que a freguesia, mais propriamente o lugar de Crasto, recebeu esta semana a notícia do falecimento de um " Turco".
António Morais, um dos mais entusiastas elementos e exímio executante da arte de combater contra o exército cristão, tombou esta semana vitima de prolongada doença.
A exemplo do que acontecia naquelas tardes de domingo, em dia de representação, este bravo guerreiro, lutou arduamente contra a doença, tentando fintar a sua gravidade, contudo, não foi capaz de a vencer e no dia do seu funeral a comunidade soube despedir-se de uma forma comovida deste seu fiho e bravo combatente.
Com a bandeira do exército turco, sobre a sua urna, o seu corpo repousa agora no cemitério da Ribeira, o mesmo local onde repousam outros valentes guerreiros defensores de tão querida tradição para as gentes desta terra.
Paz á sua alma.

Saturday, May 19, 2007

PRAIA FLUVIAL EM CRASTO

Com a chegado do tempo quente, principalmente os meses de verão o rio Lima, na zona de Crasto, começa a encher-se de turistas, que procuram esse local para aí passarem o fim de semana.
É assim todos os anos, mas o que mais custa é ver que apesar do sossego desse local, o mesmo não oferece aos visitantes as condições minimas de higiene que seriam desejaveis.
As pessoas que aí se deslocam, não encontram qualquer equipamento onde possam satisfazer as suas necessidades fisiológicas, recorrendo ao método ancestral, com os inconvenientes que o mesmo tem, provocando dessa forma a ira e o despreso dos habitantes.
Este local, já merecia ter sido olhado com outra ambição por parte da Junta de Freguesia da Ribeira.
Apresentem um projecto para valorizar aquele local.
Porque não, inseri-lo no Programa de Valorização das Margens, incluindo tambem a recuperação dos Engenhos, tornando o espaço ainda mais apatecivel, onde as pessoas poderiam realizar pequenos percursos pedestres.
Por outro lado, o Município tem estado a realizar obras na zona das veigas de Crasto, inseridas no plano de valorização das margens.
Aqui fica a minha sugestão para os autarcas desta terra, olhem para aquele local e façam aí qualquer coisa digna, a exemplo do que foi feito em Vitorino das Donas e Refoios
Dotar aquele local, de um bar de apoio, sanitários e parque de merendas, será uma óptima forma de valorizar o espaço e enriquecer o património da Freguesia.

Tuesday, May 15, 2007

PARA QUANDO O CENTRO DE DIA DA RIBEIRA?

A Ribeira, como todas as outras freguesias do nosso Concelho, tem cada vez mais necessidade de criar as condições, para que os idosos que nela residem, tenham o conforto e as condições que lhes são devidas.
Não duvido que os Ribeirenses, são tão capazes quanto os cidadãos de outras freguesias, contudo, como todos tem necessidade de ser estimulados, para que acreditem nas suas próprias capacidades .
Os Ribeirenses, já deram provas dessa capacidade, quem imaginava que fosse possivel constriur um novo Centro Escolar?
Quem acreditaria que seria possivel recuperar a Residencia Paroquial?
O Largo da Cruz de Pedra"Deveza" e o alargamento do Cemitério, pareciam não ter solução, no entanto, foram resolvidos esses problemas.
Estou certo de que o importante é ter as pessoas indicadas nos lugares certos.
Hoje, os idosos desta freguesia, tem de recorrer ás freguesias vizinhas de Gandra, Beiral ou Ponte de Lima quando tem necessidade dos serviços de um Centro de Dia.
A Ribeira, tem recursos humanos e capacidade financeira, para dotar a freguesia de um moderno Centro de Dia.
Haja vontade!
Existen terrenos propriedade da Junta de Freguesia, que permitem essa instalação.
A associação ADERIR, que actualmente parece estar ferida de doença grave, poderá ser uma solução.
A Cámara Municipal, terá tambem uma palavra a dizer neste processo.
A " Quinta da Ribeira ", junto ao centro escolar, poderá constituir uma óptima solução, colocando lado a lado crianças e idosos, proporcionando a ambos a troca de experiencias e saberes, que a todos ajudaria.
Vamos dar as mãos para que esta obra se torne uma realidade a curto prazo e que tanta falta faz a esta gente e a esta freguesia.
A Ribeira merece e os Ribeirenses, saberão dar uma resposta à altura deste desafio.

Saturday, May 5, 2007

O DESPORTO DE OUTROS TEMPOS NA RIBEIRA

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades!
Nunca esta expressão, esteve tão adquada à realidade que se vive actualmente nesta freguesia.
Já lá vão os tempos em que no final da tarde o Largo da devesa, se enchia de novos e velhos para assistir aos jogos de futebol que aí se realizavam.
Os mais novos, esperavam e desesperavam para poderem entrar no jogo, fazendo parte de uma das equipas que esponteneamente se formavam.
Foi daqui, destes jogos, que alguns ganharam calos nas pernas, para poderem enfrentar os duros momentos de um verdadeiro jogo de futebol oficial, lembro-me por exemplo de " Branco, Redondo " e tantos outros que não chegaram tão longe, mas que nem por isso foram menores nestes jogos de terreiro, " Cândido Catrina, Manuel Cunha, Zé Catalão, António Faria ", foram protagonistas principais em tardes de desporto, que iam acontecendo em Crasto.
Alguns, ainda hoje possuem no corpo as lesões que esses jogos lhes causaram, recordando essas "maselas", como se fossem troféus conquistados.
Hoje tudo é diferente, o Largo já não é o que era e mesmo se mereceu obras de beneficiação, as mesmas, não souberam respeitar as tradições.
Tambem hoje os rapazes não tem as mesmas vontades e tambem são já em menos número.

Labels: ,

Tuesday, May 1, 2007

CENTRO EDUCATIVO DA RIBEIRA

No inicio deste Ano lectivo, assistimos a um conjunto de manifestações relacionadas com o encerramento de várias escolas no nosso Concelho.
A Gemieira, foi a freguesia que mais resistencia ofereceu ao fecho da sua escola, ainda estamos recordados dos telejornais, onde os pais desta freguesia faziam noticia.
Mais tarde e após negociações entre os responsaveis pela educação e os pais da Gemieira, já com o Ano lectivo em funcionamento, os meninos da Gemieira voltaram a ser noticia, desta vez, porque o Sr. presidente da Junta de Freguesia da Ribeira, responsavel pela gestão da cantina do Centro Educativo, os ter ameaçado com o corte das refeições, alegando o incumprimento das obrigações por parte dos pais.
Sempre achei que não devem ser as crianças responsabilizadas, muito menos discriminadas,pelo comportamento dos seus progenitores, e tratando-se de meninos e meninas que foram obrigados a deixar a sua escola, sem outra alternativa que não almoçar nessa cantina, maior se tornava a injustiça.
Na altura confesso que não entendia o comportamento desse presidente de Junta, sabendo tratar-se de uma autarquia Socialista, maior se tornava a minha dúvida, contudo procurei saber se haveria razões para que não houvesse uma certa condescendencia para com essas crianças.
Da parte da Associação de Pais, era dito que as refeições estavam demasiado caras e que não tinham sido ouvidas pela junta a quando da fixação dos preços.
Do lado da Junta era dito que a gestão da Cantina estava a representar um prejuizo para a freguesia e como tal não poderia baixar os preços.
Agora, finalmente chegou o devido esclarecimento, com a apresentação do Relatório de Contas da Gerencia de 2006, a Junta de Freguesia desmentiu todas as dúvidas e o que é mais caricato é o facto de se ter desmentido a sí própria.
Senão, vejamos:
-Despesa com aquisição de Géneros para confeccionar...16.442,63e
- " " Pessoal a termo........ 5.266,38e
- " " Produtos de Higiene e limpesa ... 1.888,35e
- " " Vestuário e artigos pessoais .... 85,00e
- " " Segurança Social ... 3.240,07e
TOTAL DAS DESPESAS............ 26.922,43E
-Receita, recebida do Município p/refeitório .... 11.148,27e
- " " dos Pais ... 23.613,75e
TOTAL DAS RECEITAS .... 34.762,02e
Como se verifica os números não enganam e não houve razões para que as refeições não fossem mais baratas, a não ser que a Cantina do Centro Educativo da Ribeira esteja a servir de fonte de financiamento da Junta de Freguesia, a ser verdade, algo terá de ser revisto, por parte dos responsaveis pela educação.
A Educação, deve ser encarada como um investimento, mas na Ribeira, parece que é encarada como um NEGÓCIO!