RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Tuesday, May 1, 2007

CENTRO EDUCATIVO DA RIBEIRA

No inicio deste Ano lectivo, assistimos a um conjunto de manifestações relacionadas com o encerramento de várias escolas no nosso Concelho.
A Gemieira, foi a freguesia que mais resistencia ofereceu ao fecho da sua escola, ainda estamos recordados dos telejornais, onde os pais desta freguesia faziam noticia.
Mais tarde e após negociações entre os responsaveis pela educação e os pais da Gemieira, já com o Ano lectivo em funcionamento, os meninos da Gemieira voltaram a ser noticia, desta vez, porque o Sr. presidente da Junta de Freguesia da Ribeira, responsavel pela gestão da cantina do Centro Educativo, os ter ameaçado com o corte das refeições, alegando o incumprimento das obrigações por parte dos pais.
Sempre achei que não devem ser as crianças responsabilizadas, muito menos discriminadas,pelo comportamento dos seus progenitores, e tratando-se de meninos e meninas que foram obrigados a deixar a sua escola, sem outra alternativa que não almoçar nessa cantina, maior se tornava a injustiça.
Na altura confesso que não entendia o comportamento desse presidente de Junta, sabendo tratar-se de uma autarquia Socialista, maior se tornava a minha dúvida, contudo procurei saber se haveria razões para que não houvesse uma certa condescendencia para com essas crianças.
Da parte da Associação de Pais, era dito que as refeições estavam demasiado caras e que não tinham sido ouvidas pela junta a quando da fixação dos preços.
Do lado da Junta era dito que a gestão da Cantina estava a representar um prejuizo para a freguesia e como tal não poderia baixar os preços.
Agora, finalmente chegou o devido esclarecimento, com a apresentação do Relatório de Contas da Gerencia de 2006, a Junta de Freguesia desmentiu todas as dúvidas e o que é mais caricato é o facto de se ter desmentido a sí própria.
Senão, vejamos:
-Despesa com aquisição de Géneros para confeccionar...16.442,63e
- " " Pessoal a termo........ 5.266,38e
- " " Produtos de Higiene e limpesa ... 1.888,35e
- " " Vestuário e artigos pessoais .... 85,00e
- " " Segurança Social ... 3.240,07e
TOTAL DAS DESPESAS............ 26.922,43E
-Receita, recebida do Município p/refeitório .... 11.148,27e
- " " dos Pais ... 23.613,75e
TOTAL DAS RECEITAS .... 34.762,02e
Como se verifica os números não enganam e não houve razões para que as refeições não fossem mais baratas, a não ser que a Cantina do Centro Educativo da Ribeira esteja a servir de fonte de financiamento da Junta de Freguesia, a ser verdade, algo terá de ser revisto, por parte dos responsaveis pela educação.
A Educação, deve ser encarada como um investimento, mas na Ribeira, parece que é encarada como um NEGÓCIO!

2 Comments:

Blogger Ribeirense said...

Estou espantado, com estes números os pais dos alunos estão a ser chulados, é o termo. E para uma junta socialista não está mau. O pior é a falta de contestação reinante quando existem mil e uma razões. Se fosse só o preço... e os douradinhos... o atum com "ciclistas". Assim também eu ganhava dinheiro. As crianças se quiserem comer melhor que comam em casa. Com tudo a assistir, como se tudo corresse às mil maravilhas, a junta mama, os pais pagam e as crianças ? Que se aguentem...

May 5, 2007 at 4:08 PM  
Blogger monteiro said...

obrigado pelo comentário, é sinal de que o espírito deste blog se está a cumprir.
A Ribeira, precisa de começar a despertar para situações que acontecem e que a comunidade não tem tido a coragem de as debater.
Estou certo de que as coisas estão a mudar.
Quanto aos douradinhos e ao atum com ciclistas, os responsaveis pela coordenação do Centro Educativo, bem como a Cámara Municipal, devem ser co-responsabilizados pela ementa, assim como pela má alimentação que é servida aos alunos.
Afinal, quem são os verdadeiros responsaveis pela gestão dos Centros Educativos, bem como pela Educação ao nivel do Município?

May 6, 2007 at 9:15 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home