RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Monday, July 28, 2008

E ASSIM SE VAI FAZENDO "JUSTIÇA"



Está patente na Biblioteca de Ponte de Lima, uma exposição com livros e outos objectos pessoais do poeta António Vieira Lisboa, que viveu na Casa da Garrida, no termo da freguesia da Ribeira, falecido em 1968.

Aqui fica um convite para que todos possam passar por lá, vão ver que vale a pena!

Labels: , , , , , ,

Saturday, July 26, 2008

OPINIÃO DA SEMANA QUE PASSA

Finalmente !



Decorrido um ano, após a destruição de uma das balizas do poli desportivo do Centro Educativo da Ribeira, pelos participantes adultos de um torneio de futebol de sete e depois dos alunos terem passado um ano lectivo sem poderem contar com aquele equipamento, tendo de recorrer ao improviso para poderem jogar futebol, assistimos esta semana à colocação da mesma.

MAIS VALE TARDE!

Contudo, seria útil repensar a politica de utilização daquele espaço, pois a Associação de Pais, do C.E.R., responsável pela gestão do local, não está a cumprir o protocolo que assinou com o Município.

É tempo de deixar de pensar apenas em nós e olhar um pouco mais alem, tendo como horizonte o interesse colectivo.

Labels: ,

A RIBEIRA ESPERA PACIENTE, Por Gente Competente !





RIBEIRA - NOVOS HORIZONTES DE FUTURO


A Ribeira, apesar de se localizar muito próximo da sede do Concelho, teima em manter-se na cauda do desenvolvimento a nível local.

Comparada com outras freguesias suas vizinhas, ou até mesmo periféricas, apresentamos índices sócio/culturais que nos devem fazer reflectir, merecendo um olhar muito mais cuidado para a realidade em que estamos mergulhados.

Não quero de modo algum, personalizar qualquer crítica, porque a culpa é de todos nós!

É a hora, de cada um, procurar fazer um exame de consciência e sem desculpas nem receios, procurar assumir os erros e as culpas pelo que se fez, mas pior ainda, pelo que se não fez.!

É tempo de se por de parte as diferenças, o orgulho mesquinho e encarar a nossa realidade, fazendo o esforço necessário, para que em conjunto, consigamos puxar esta freguesia, que todos nós amamos e queremos engrandecer, para um nível superior, elevando-a a padrões de excelência.

Para isso é necessário que o exemplo se veja, assumindo cada um as suas responsabilidades nos mais diversos domínios.

Os AUTARCAS, devem tomar consciência, de que estão nesse lugar, para servir a comunidade, contribuindo com o seu exemplo de bem servir, para catalizar o potencial de que dispomos, para que a comunidade atinja o nível desejado.

O CIDADÃO, tem de notar que existe realmente uma vontade e uma política de mudança, um empenho dos seus eleitos em serem pioneiros e agentes catalizadores dessa mudança.

Caso contrário, todos os esforços serão inúteis e de nada servirá, o discurso mais ou menos elaborado, bem como uma ou outra obra mais ou menos vistosa.

Não havendo empatia e proximidade entre eleitos e eleitores, estamos a prestar um péssimo serviço á democracia, uma enorme desilusão ao socialismo, bem como um

Péssimo serviço á comunidade.

O cidadão da Ribeira, tem de ser mais exigente, consigo próprio e com os seus representantes nos vários órgãos autárquicos e públicos.


Ribeira,1/02/04



Escrevi este texto em 2004 e desde essa altura, que a freguesia ainda continua Á ESPERA DAS PROMESSAS.
Tudo se adia, tudo se enrola, tudo se esquece, em nome da politica e dos interesses pessoais, deixam-se os princípios e os valores, subvertem-se os interesses colectivos e a freguesia continua à espera .
Até Quando?




Labels: , ,

Saturday, July 12, 2008

AINDA HÁ GENTE BOA



OBRIGADO!

Foi com bastante satisfação e agrado que verificamos através do jornal Alto Minho, que o Arquivo Municipal de Ponte de Lima, recebeu da Dª Manuela Marques dos santos Neto Mota da Cruz, a oferta de um conjunto de livros do poeta António Vieira Lisboa, que tinham sido oferecidos pelo autor ao seu marido.
Deste modo, pretende a Sr.ª contribuir para a divulgação da obra poética, daquele que foi considerado o “cantor do Amor à Mulher e ao Lima”.
É com enorme sentido de encorajamento que recebemos a notícia desta oferta, pois é sinal de que começamos a sentir que outros nos vão acompanhando nesta caminhada peregrina, que encetamos no início do ano.
Começa a sentir-se o eco do grito que foi lançado, para que a voz do poeta António Vieira Lisboa fosse ouvida.
Á Dª Manuela e a todos aqueles que se tem disposto caminhar ao nosso lado nesta árdua tarefa, um muito obrigado.

Os Amigos do poeta António Vieira Lisboa

Labels: ,

RECORDANDO UMA TRAGÉDIA VIVIDA EM 1939



UMA TROMBA DE ÁGUA

“Inundou campos de 11 freguesias deste Concelho,
Destruiu muros de vedação, pontões, mais de 100 moinhos, importantes latadas, causou 4 vítimas e incalculáveis prejuízos”.

È desta forma que o Cardeal Saraiva de 15 de Junho de 1939, nos descreve a intempérie que teve a sua origem nos montes da Boalhosa e se abateu sobre os vales do rio Trovela, Ribeiro de Serdedelo e Ribeiro da Gemieira, no concelho de Ponte de Lima nesse ano.
A Ribeira, foi uma das freguesias mais afectadas embora não houvesse vitimas a lamentar, no entanto os estragos foram avultadíssimos.

“ Na ponte dos Nova (Fornelos) a água atingiu a altura de 20 metros e cavou uma profundidade de leito, de 6, dois metros menos, que a escavação verificada na ponte dos Alfanados.”
“ No Couto e na Ribeira, o gado de trabalho que pascia nos campos, inopinadamente surpreendido pela vaga assoladora que bramia e galgava, ora mergulhando, ora reaparecendo à flor da corrente infernal que tudo subvertia, lutava em pugna gigantesca contra a morte iminente, fincando-se nas patas onde encontrava solo resistente que lhe servisse à fuga.”

“ Na Ribeira, pelas alturas da Sardinha, Maria da Conceição Martins, em presença da súbita inundação que crescia veloz, trepou aflitivamente a uma macieira com a intenção maternal de poupar a preciosa vida de seu filhinho Manuel, de 5 anos e a sua própria vida.”

Deixo estas pequenas descrições daquilo que aconteceu naquele ano de 1939, para que a memória não esqueça a importância que ainda hoje tem a necessidade em manter limpas as linhas de água e as margens dos ribeiros e levadas que atravessam a freguesia.

Labels: , ,

Sunday, July 6, 2008

RECORDANDO UMA TRAGÉDIA


Labels: , ,

Saturday, July 5, 2008

UMA NOTICIA DO CARDIAL SARAIVA DE 1939


UMA TROMBA DE ÁGUA

"Eram ainda mal extintos os últimos ribombos da trovoada quando, o tinir agudo da sineta dos Bombeiros repicava, acusando o alarme.
Em correria doida uma pobre mulher clamava por socorro, anunciando um dilúvio que alagava e arrasava o lugar de Crasto..."


Desta forma nos dava a noticia o jornal Cardeal Saraiva de 15 de Junho de 1939, a pobre mulher que pedia socorro era a esposa do sr. Gonçalo bombeiro, Custódia da Costa, que se encontrava nos alfanados e ao ouvir o estrondo provocado pelo deslizamento das terras sobre os campos de Serdedelo, correu a pedir ajuda até à ponte de Crasto.

Labels: , , ,