RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Friday, June 13, 2008

O DIA EM QUE MORREU O POETA VIEIRA LISBOA

Precisamente no dia em que passam 40 anos após a morte do poeta António Vieira Lisboa, " o poeta esquecido", deixo-vos um poema em que ele se referia à sua morte.

Na verdade o poeta morreu ainda novo, ao fim da tarde do dia 13 de Junho de 1968.

Ponte de Lima, nesse dia via partir para o Olimpo, uma das mais belas vozes que tão bem souberam cantar o seu Amor à mulher e ao Lima.

A voz do poeta dos Versos Estranhos, não encontrou ainda nesta terra o eco da sua paixão pela beleza do rio e das suas gentes, bem como ainda não lhe foi reconhecido devidamente o mérito.

Estou certo que não tardará a devida homenagem, bem como a reedição das suas poesias.


Se eu morresse amanhã


Se eu morresse amanhã
diria em minha Aldeia todo o povo:
«Uma pessoa assim tão sã
que pena!... Moço tão novo!»

E a boa gente em triste compostura
iria em passo lento e tom funério
Acompanhar-me à sepultura
do velho Cemitério

E o meu vizinho, filho d’Algo e perro
porque faz pó o meu buick lesto
de fraque preto iria ao meu enterro
cheio de si e do seu gesto.

E Aquela que a sorrir me dilacera
e torna a minha Vida quási
tinha remorsos do que me fizera
se eu morresse amanhã.

Mas eu morro de velho e à passagem
que todos digam em voz alta:
Feliz viagem.
Já não fazia falta.


Do livro: poemas de Amor e Dúvida, livraria Portugália, Lisboa 1941

Labels: , ,

2 Comments:

Blogger Luís Carneiro Nunes said...

Caro Sr. Monteiro,

Desculpe fugir ao conteúdo deste seu post.

Pergunto apenas, se já tem as informações, que me disse ter sobre os "Pereira Viana" bem como a Casa/Quinta do Grilo?

Uma vez mais, os meus melhores cumprimentos

Luís Carneiro Nunes

June 18, 2008 at 3:57 AM  
Blogger monteiro said...

Caro Sr. luis C. Nunes
Peço-le imensa desculpa por ainda não lhe enviar as informações que lhe prometi; Na verdade ainda não tive tempo de me deslocar ao ao Arquivo municipal para fotocopiar esse documento.
brevemente terei o prazer em dar-lhe es informações pedidas.
Mais uma vez as minhas sinceras desculpas pelo atraso.
Monteiro

June 18, 2008 at 11:24 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home