RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Wednesday, March 26, 2008

ANTÓNIO VIEIRA LISBOA - Poeta (1908-1968)

igreja de Nª Sª dos Anjos - Lisboa 1908

António da Silva Gouveia Vieira Lisboa, filho de António Augusto Vieira Lisboa, gerente do Banco Ultramarino, natural de Ponte de Lima e de Dª Beatriz da Silva Gouveia Vieira Lisboa, natural de Bolama-Guiné, neto paterno de Alfredo Calixto Vieira Lisboa e de Dª Rosa Carolina Vieira Lisboa e materno de António da Silva Gouveia e de Dª Henriqueta Pereira de Gouveia, foi baptizado no dia 6 de Maio de 1908, na igreja de Nª Sª dos Anjos, na Cidade de Lisboa.

Foram padrinhos de baptismo o senhor António Maria Vieira Lisboa, casado, Conselheiro, juiz da Relação de Lisboa e sua esposa, a Sª Dª Margarida Vieira Lisboa, segundos tios do baptizado.

A cerimónia foi presidida pelo Prior Francisco Mendes Alçada de Paiva, pároco da Freguesia dos Anjos, na Cidade de Lisboa.

A igreja de Nª Sª dos Anjos, foi fundada em 1889 e nesse mesmo ano de 1908, haveria de ser demolida para facilitar a abertura da Avenida Rainha Dª Amélia, actualmente Almirante Reis.

As obras de reconstrução da nova igreja dos Anjos, iniciaram-se no ano de 1910, sendo em boa parte suportadas pela Câmara Municipal, tendo sido concluídas em 1911.

A actual igreja está enquadrada no jardim António Feijó, apresentando um exterior bastante sóbrio, com a típica fachada de frontão triangular, com óculo central, evidenciando-se a influência neoclássica que caracteriza o arquitecto responsável pela sua reconstrução, José Luís Monteiro (1844-1942).

O seu interior é bastante valioso, onde se destaca a rica talha dourada Seiscentista, que foi aproveitada pelo arquitecto, a imagem de Nª Sª da Conceição, da segunda metade do Sec.XX e a tela Quinhentista, com a representação de Stº António.

Como se verifica, a memória de dois poetas limianos juntos no mesmo local; António Feijó, que dá o nome ao Jardim e António Vieira Lisboa, que foi baptizado na igreja que se enquadra no mesmo.

Blogue de jorgesilva : LISBOA ESQUECIDA, Avª Almirante Reis 1930 (1) (Igreja dos Anjos)

Igreja dos Anjos depois de reconstruida



Labels: ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home