RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Tuesday, October 16, 2007

RIBEIRA - AS VIAS DE COMUNICAÇÃO


A ESTRADA FLUVIAL DO RIO LIMA

O Rio Lima, ou Lethes como lhe chamaram os Romanos, sempre desempenhou um papel importantíssimo na vida das populações que se formaram nas férteis terras que o ladeavam.

Esta via de comunicação, poderia considerar-se na época uma autêntica auto-estrada para escoamento dos produtos desta região.

Os habitantes dos castros, no período Pré – Romano, produziam cereais, que trocavam por outros produtos, que chegavam a estes locais por água – arriba.

No período romano, é sabida a cobiça que o rio despertava em Roma, ao ponto de correr a lenda de que a areia do rio lethes, estava cheia de ouro, bastando peneira-la para que o mesmo fosse recolhido.

Sabendo-se da penúria em que o Império Romano ficou depois das guerras com Cartago, a noticia desta riqueza por estas bandas, logo despertou em Roma a cobiça de a possuir.

Mais tarde, o Rio Lima deu nome ao lugar de Ponte, cujo termo era a freguesia da Ribeira, mais tarde Ponte de Lima.

O país expandiu-se, sucederam-se Reis e Rainhas, os portugueses lançaram-se à conquista dos mares, desenvolveu-se o comércio e a agricultura e o rio era o canal por excelência para escoar os produtos para Viana do castelo, que depois seguiam para o mundo, por via marítima.

Os barcos utilizados para transportar os produtos, como o vinho, madeira, cal, carvão, sal e mais tarde até animais vinham e iam em dia de feira de ponte, eram designados de água-arriba.

Estes barcos tinham grandes dimensões, com um grande mastro ao meio, medindo entre os 12 e os 18 metros de comprimento, com uma borda ou pontal de 1 metro e uma largura ou boca de 3,5 metros, esguios na proa e popa, navegavam à vela e à vara.

Aproveitavam as mudanças das marés e as correntes, para navegarem rio acima, rio abaixo, desde Viana a Ponte da Barca.

Nessa época destacaram-se os mestres barqueiros, como Ponte Nova e os Morenos, como os mais importantes transportadores de mercadorias pelo Rio Lima.

A importância do rio lima, para esta freguesia foi de tal modo relevante, que o mesmo foi integrado no escudo de armas ou brasão da Ribeira.

Hoje não existem mais, do que recordações desses tempos e uma ou outra fotografia dessa época; Os barcos desapareceram.

O rio perdeu a importância de outros tempos, as estradas e os modernos meios de transporte, encurtaram distancias, os barcos e o rio, que na lenda era do esquecimento, está hoje esquecido e abandonado, sem merecer este desrespeito.

Bibliografia

João Baptista

“Embarcações portuguesas do Minho ao Lima” Apontamentos de memórias

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home