RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Tuesday, October 30, 2007

AS INTERMITENCIAS DOS TURCOS DE CRASTO (3)

Desenhos de Alfredo Mancio

As memórias da II Guerra Mundial, ainda estavam bem vivas na mente daqueles que, graças à sua condição podiam aceder à informação, mas todos sofriam as consequências do conflito mundial, apesar do não-alinhamento de Portugal, os portugueses sentiram na carne as dificuldades desses tempos de pós – conflito.

A Ribeira vivia pacatamente, sem grandes acontecimentos que merecessem importância, se bem que o povo de Crasto, já começava a sentir saudades dos tempos em que o largo da devesa, em frente à capela da Cruz de Pedra era palco da Turquia.

Nas tabernas do lugar e nos bancos do largo, recordavam-se esses momentos e contavam-se peripécias de representações anteriores, sem que alguém tivesse a coragem de assumir o encargo de tal empreitada.

No início da década de 50, veio viver para o lugar de Crasto, Abeilard Morais, tendo-se instalado na Quinta da Portela, propriedade de Júlio Pereira Pinto, que foi comandante dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima; Hoje pertença dos herdeiros de António Fernandes Seco, natural da Lousã e que fez fortuna no comércio de azeite nos anos que se seguiram à guerra, ficando conhecidos como “os azeiteiros do arrabalde “.

Abeilard Morais acabava de regressar do ultramar, mais propriamente de Angola, onde ocupou o cargo de chefe do posto administrativo.

Durante as muitas conversas que manteve no largo, tomou conhecimento de que já não se realizava a Turquia há muito tempo.

Com a ajuda dos amigos, Aníbal da Cruz, Tio Licas e o Bota dos Alfanados, lá conseguiram arranjar umas folhas velhas e desordenadas do velho Auto dos Turcos, depois de as copiar e organizar, foram distribuídas pelas personagens, começando desde logo os preparativos para a representação.

Os ensaios decorriam à luz de candeeiros a petróleo e petromax, na quinta do Curinheira, ali mesmo ao lado do largo onde iria ser a representação.

No dia 10 de Agosto, domingo do ano de 1952, pelas 16 horas, ouviu-se um grande estrondo de morteiro e eis que logo se ouve o Rei Cristão perguntar: Que estrondo é que ouvimos?...respondeu-lhe o capitão: - São os Mouros com soberba que nos vem desafiar p´ra connosco terem guerra!

Assim começou mais uma das míticas representações do Auto dos Turcos de Crasto

O largo estava cheio de gente, que de todo o lado tinham invadido o lugar, da Vila, Refoios, Feitosa, Correlhã até de Viana tinha chegado gente, naquele dia não havia preconceitos, ricos e pobres lado a lado para ver o desempenho dos Turcos de Crasto.

Os vigias estiveram soberbos, com um desempenho de tal ordem que não houve viva alma que não se tivesse rido a bandeiras despregadas, quando estes rebolaram no chão disputando a chouriça que tinha saído da “bota” do turco.

E quando eles se regalavam com o vinho, trazido no Cornió?

Foi um sucesso ainda hoje recordado no lugar esta representação de 1952.

Foram homens, como Abeilard Morais, João Rodrigues de Sousa e tantos outros, que de uma forma empenhada e dedicada conseguiram manter viva tão orgulhosa tradição, contribuindo dessa forma para o engrandecimento da sua Turquia, que não é país.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home