RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Saturday, June 9, 2007

UM PASSEIO PELA RIBEIRA- da Cruz de Pedra à Igreja

Tendo como ponto de partida o largo da Cruz de Pedra, realizei mais um dos meus passeios seguindo trilhos e caminhos da minha terra.
O mítico largo da "devesa", onde outrora se faziam grandes partidas de futebol entre os habitantes da minha terra, sermpre representou para mim um fascínio, até porque era aí o palco das representações da "Truquia", bem como do Drama de Stº António, onde se destacaram figuras como "Pilauta", de quem ainda hoje se ouvem façanhas do mais pitoresco e hilariante humor, mas não só, João Costa, Luis do André e mais recentemente Manuel Magalhães"carteiro", que teve um desempenho soberbo na representação de Santo António, a quando da última vez que esta peça foi ao palco na freguesia.
Segui então pelo caminho dos alfanados, onde ainda hoje lá se encontra a fonte, tambem este local desempenhou já um papel importante na economia local, pois era nessa fonte que o lugar de Crasto e muitas familias de ponte de lima se abasteciam da àgua necessária para as necessidades domésticas.
Lembro-me de haver raparigas que transportavam a água em cántaros de barro para as casas das familias mais abastadas do lugar.
Essa fonte serviu de inspiração a muitos casais de jovens, que aí trocaram os primeiros beijos e se tornaram cumplices de muitas "malandrices", que na época eram reprovadas, tanto pelas familias, mas tambem pelo pároco que se deslocava a esse local para fazer a "ronda", procurando desse modo reprimir esses desejos próprios da mocidade.
A poça dos alfanados, esconde a ponte romana que aí existe, apesar de ter sofrido um atentado á sua forma original causado por obras de alargamento aí realizadas sem os cuidados devidos.
Segui pelos carreiros existentes até ao lagar de Azeite, hoje desactivado, mas apesar de tudo o local continua agradavel.
Caminhando sempre em comunhão com a natureza, cheguei á ponte da Ribeira, onde existe um local a merecer urgentemente de obras de requalificação, podendo ser transformado numa pequena praia de interior, a recuperação do moinho, que poderá servir de apoio, seria uma boa iniciativa para apresentar ao município, que estou certo não deixaria de apoiar a iniciativa.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home