RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Saturday, January 26, 2008

A REFORMA DO ENSINO AO NIVEL DO 1º CICLO




"Educai as crianças e não será preciso castigar os homens."
Pitágoras.
"Não lhe dês o peixe, mas ensina-o a pescar"
Gandhi.
Estas são citações que atestam a importância da educação e da aquisição de conhecimentos na promoção e valorização do ser humano.
Ponte de Lima, assumiu este principio e tem sabido dar o seguimento pretendido por este governo, na reorganização de todo o sistema de ensino deste país.
O parque escolar limiano está a mudar radicalmente, a construção de novos e modernos centros escolares é exemplo disso mesmo.
Hoje, é consensual e enevitavel o encerramento das "velhas" escolas de aldeia, com as vantagens e defeitos que as mesmas possuem e que em nada beneficiam a aprendizagem dos nossos alunos.
Está pois de parabéns o Município e o governo, que tem tido a coragem de levar a cabo esta reforma, que tantas dores tem causado a tanta gente.
Mas, na educação como na vida, o parto é sempre doloroso.
Nestes novos centros educativos, os alunos dispõe de outras condições e com esta reforma, para alem da generalização das refeições ao 1ºCiclo, do prolongamento dos horários com a introdução das aulas de enriquecimento curricular, com o apetrechamento das escolas com outros meios ao nível das novas tecnologias, os alunos e professores, dispõe de melhores condições de aprendizagem.
Mas a reforma passa também por mudanças ao nível da carreira docente e é aqui que o governo tem encontrado as maiores resistências, com os sindicatos da classe a tentarem a todo o custo manter as carreiras tal como estão.
Parece-me que tratando-se a profissão de professor de uma carreira técnica, deverá a mesma, como todas as outras de igual exigência dispor de vários níveis de progressão na mesma.
Não me parece justo, que todos possam chegar ao topo da carreira no final da mesma.
Isso não acontece em nenhuma outra, como tal os professores, não devem gozar de um regime de excepção.
Foi com esta preocupação, que o secretário de estado da educação Valter Lemos, acompanhado pela directora regional do norte e outros quadros responsáveis pela educação no distrito, esteve em Ponte de Lima ontem à noite, para de uma forma muito empenhada dar " uma aula " aos muitos professores presentes no encontro que manteve no auditório da assembleia municipal, organizado pelo PS/Ponte de Lima.
Os professores compareceram em grande número, sendo mesmo a maioria dos presentes, falta saber se saíram com vontade de colaborar com o governo nesta tarefa difícil de reformar o sistema educativo deste país.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home