RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Sunday, December 30, 2007

QUINTA DE S. JOSÉ ou da PORTELA

Portão da entrada da quinta de S.José ou da Portela

capela da quinta de S.José


Situada no lugar de Crasto, Ribeira, ali mesmo ao lado do largo da Cruz de Pedra, a entrada da quinta possui um portal abrasileirado, decorado com estatuetas de barro no tamanho natural, representando as quatro estações do ano.
A Quinta de S. José ou da Portela conseguiu um estatuto que lhe confere um lugar obrigatório nas páginas que haverão de ser escritas relatando a história da freguesia da Ribeira.
É certo, que foi aí que Abeilard Morais, juntamente com outros, realizou os ensaios da peça, que fez ressurgir o Auto dos turcos de Crasto Turquia em 10 de Agosto de 1952.
Anteriores proprietários e moradores da mesma quinta estiveram envolvidos em episódios que contribuíram para a memória colectiva do povo da Ribeira.
Procuramos investigar, como teria chegado à posse da família que actualmente detêm a propriedade – Família Curinheira – tendo concluído que a Quinta de S.José, está na posse desta família, praticamente há um século, mais propriamente, desde o dia 22 de Outubro de 1908, foi adquirida por António José d’Araújo, pelo preço de “ Um conto e duzentos mil reis”, a António Leite de Macedo e mulher, Dª Rosa Januária Alves Pereira de Macedo, que a tinham comprado a João Marcos de Sá, conforme se verifica pela escritura pública que se acha no Livro de notas para Actos e contratos entre vivos, nº57, do Notário Benjamim Cândido Vieira Lisboa, Ponte de Lima, fls. 35 a 37 vº.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home