RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Saturday, November 15, 2008

ROTEIRO DAS CASAS NOBRES DA RIBEIRA



CASA DA QUINTA DE CRASTO



Casa de Crasto


Na saida de Ponte de Lima para Ponte da Barca, deparamos com a Casa de Crasto, cuja característica dominante é uma interessante torre. Situada no lugar de Crasto, freguesia de Ribeira, foi pertença, no século XVII, de Francisco de Mello Pereira, cavaleiro de Hábito de Cristo e filho de Lapa de Mello Pereira Maltês, comendador de Sregin e Santáo, que serviu o rei D. João IV.
A história do primeiro senhor da casa é curiosa e bem poderia servir de inspiração para um enredo de tragicomédia.
Francisco de Mello Pereira casou com D. Genebra de Jãcome Calheiros, filha do senhor da Casa de Calheiros, que acusou o marido de impotência, negando-se assim a viver em sua companhia.
Sendo a questão judicial julgada a favor do marido, dirigiu-se este a Calheiros, acompanhado dos seus irmãos e criados para trazer a sua mulher à força.
Aparecendo na casa, foi logo morto com um tiro.
A cunhada, D. Maria Fagerdas, vendo isto, começou a gritar da janela, chamando pelos criados. Estes acudiram em tão grande número que os Mellos bateram em retirada, mas não sem que, na refrega, ficassem mortos não apenas o marido de D. Genebra, como o seu irmão Frei José dos Anjos, Garcia de Mello Pereira e um criado.
D. Genebra e a mãe recolheram-se num convento de Viana e ás criados refugiaram-se na Galiza. Passadas décadas, outro dos seus proprietários, Francisco José Barbosa Perre, danificou a casa e uma capela aí existente, à procura dum presumlvel tesouro.
Para as obras de restauro que se limitaram à substituição da capela pela torre, Francisco Perre teria encarregado o arquitecto Alípio Pereira Maia.
Hoje, a casa pertence a Gracinda da Conceição Pimenta Lopes, que acolhe os hóspedes em instalações recuperadas e funcionais.
texto e foto, retirado do sit Solares de Portugal, alerações introduzidas pelo autor

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home