RIBEIRA, NOVOS HORIZONTES

Forum de opinião e debate da vida quotidiana da Ribeira

Name:
Location: Ponte de LIma, Viana do Castelo, Portugal

Saturday, January 16, 2010

NASCEU UMA NOVA ASSOCIAÇÃO CULTURAL EM PONTE DE LIMA - G.A.C.E.L


Um grupo de jovens da Ribeira, impulsiona o aparecimento de uma nova associação cultural em Ponte de Lima, que pretende desenvolver a sua actividade no território limiano e quem sabe pelo mundo, onde os limianos estão dispersos.

A associação GACEL, surge da dinâmica criada com a revitalização de uma ancestral tradição da freguesia da Ribeira, – O Drama de Santo António.

Das parcerias criadas para a realização desse evento, foi desenvolvida uma dinâmica de grupo e uma inter acção entre os vários intervenientes, que nos levaram a uma reflexão que nos permitiu chegar a esta conclusão: Em Ponte de Lima, existe um vasto leque de grupos, transversais às vastas actividades culturais, que procuram desenvolver a sua actividade, perfeitamente desintegrados dos restantes, havendo por isso um enorme desperdício de meios e recursos.

Partindo desta conclusão, fomos impelidos para a abordagem desta realidade, procurando encontrar a forma que nos permita contribuir para a resolução deste problema; Assim, questionamos o grupo para o seguinte:

1. Poderemos nós ser actores neste contexto e contribuir para a consciencialização desta necessidade, lançando bases para a resolução deste problema?

2. Existem em Ponte de Lima inúmeras pessoas que gostariam de ocupar o seu tempo livre, tanto na aquisição, como na oferta de experiências e saberes, nas mais variadas vertentes culturais.
• Como poderemos despertar nessas pessoas o interesse para partilharem esse tempo com a comunidade limiana?

3. Em Ponte de lima existem jovens com elevado potencial artístico que não encontram os parceiros que os encaminhem e apoiem na realização das suas próprias criações.

4. A cultura limiana é riquíssima nas suas tradições, nas suas gentes e no património cultural e artístico, encontrando-se muitos desses vultos que dignificaram com a sua acção e empenho o concelho e a sua cultura, envoltos num manto de ignorância e anonimato, enquanto que outros estão sobejamente estudados.
• Como poderemos inverter essa situação?

Foi com o propósito de dar resposta a estas situações, que um grupo de limianos, dos mais variados sectores sociais, decidiram lançar em Ponte de Lima uma associação que se dedique a explorar este riquíssimo filão da cultura limiana.

Assim, nasce o GACEL – GRUPO DE ACÇÃO, CULTURA E ESTUDOS LIMIANOS, que tem por finalidade, a promoção e dinamização de formas de aprendizagem e de desenvolvimento cultural da população limiana, a elaboração de estudos relacionados com as áreas em que desenvolve a sua actividade, apoiar e estimular o aparecimento de projectos inovadores nas artes do espectáculo, fomentar a pratica de actividades saudáveis de ocupação de tempos livres da população limiana, o desenvolvimento de acções de formação profissional, direccionadas para uma população maioritariamente jovem e extensíveis aos adultos em geral e à terceira idade, em diversas frentes socio-culturais.

Desde o dia 16 de Dezembro de 2009, altura em que foi outorgada a escritura notarial de constituição da associação que temos estado empenhados em dotar esta associação dos meios materiais e humanos capazes de a tornar a breve prazo numa referencia cultural no território limiano.

Neste curto espaço de tempo, foi já criado um grupo de teatro, composto por 24 pessoas, grupo esse que está a trabalhar uma peça concebida de raiz para o mesmo, por um jovem autor limiano desconhecido do público, que se inspirou na obra de Delfim Guimarães, – O Rosquedo.

Iniciaram-se já os trabalhos de ensaio, para que a peça seja estreada no próximo mês de Abril.

É uma das prioridades deste grupo o estimulo dos mais jovens para a criação de projectos inovadores e originais, no campo das artes do espectáculo.

Foi também iniciado por um outro grupo de elementos, os trabalhos de pesquisa, com o intuito de ser dado a conhecer uma figura que viveu em Ponte de Lima, nos finais do sec.XIX e princípio do sec. XX, trata-se de uma figura esquecida e ignorada, que desempenhou as funções de pároco da freguesia de S. Salvador da Feitosa, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, foi presidente da Casa de Caridade de nº Sº da Conceição, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, para alem de ser um ferrenho defensor do partido Regenerador.

Foi ele quem efectuou na igreja matriz de ponte de Lima, o Baptismo daquele que mais tarde haveria de ser considerado o mais ilustre dos poetas da gesta Limiana – António Feijó.

Labels: , , ,

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home